Normas Trabalhos

I Simpósio de Saúde Pública do Tocantins
CUICA - Universidade Federal do Tocantins 
TRABALHOS CIENTÍFICOS

19 a 21 de maio de 2016

1. Normas para inscrição
2. Orientações para envio eletrônico dos trabalhos
3. Guia para confecção do pôster 
4. Orientações para Comunicação Oral Coordenada
5. Processo de avaliação de trabalhos 
6. Membros da Comissão Científica
 

1. Normas para inscrição

As inscrições serão realizadas no site http://eventos.uft.edu.br/ e link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=25648 entre os dias 19/04/2016 e 13/05/2016.

Serão incluídos na programação trabalhos cujos autores comprovarem a inscrição até o dia 13/05/16.

 Caso o trabalho não seja aceito, o proponente estará automaticamente inscrito no evento na categoria ouvinte.
Para os participantes que desejam apresentar trabalhos, pelo menos 1(um) dos autores deverá estar inscrito no evento.

 

2. Orientações para envio eletrônico dos trabalhos

O envio dos trabalhos será realizado entre os dias 19/04/2016 e 10/05/2016, até 24h, EXCLUSIVAMENTE no formato eletrônico a partir do endereço http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=25648, nas modalidades (SESSÃO POSTER ou COMUNICAÇÃO ORAL) ofertadas pelo  Simpósio de Saúde Pública do Tocantins.

O autor principal poderá optar sobre a forma de apresentação do trabalho (oral ou pôster). Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha. Para submissão, o autor deverá preencher formulário próprio e anexar o arquivo em formato texto (.doc, .docx), conforme ABNT, seguindo a seguinte 

I. NOME DOS AUTORES: serão aceitos 1 autor e até 5 co-autores, com limite de até 6 Instituições. Deverá ser indicado o apresentador do trabalho, no ato de inscrição no evento.

II. TÍTULO deverá ser escrito em letra maiúscula e ter no máximo 200 caracteres, incluindo os espaços. Fonte Times New Roman, tamanho 12. Recomenda-se a confecção de um título que omita a autoria e informações institucionais do trabalho, a fim de que fique assegurado o anonimato, quando da avaliação. Não deve apresentar abreviaturas.


III. O RESUMO deverá ter no máximo 2500 caracteres, incluindo os espaços. Deve conter introdução, objetivos, metodologia (material e métodos), resultados e considerações finais, quando for o caso, em um parágrafo único.


IV. Utilizar até cinco descritores, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde www.bvs.br

Notas: no RESUMO não devem conter abreviaturas, números de referência bibliográfica, elementos que identifiquem os pacientes (iniciais), ou que identifiquem o serviço / autores, sob pena de desclassificação do trabalho;

- Trabalhos com resultados e conclusões indefinidos, não serão aceitos para o 

- Trabalhos inacabados ou com expressões do tipo: “os resultados serão apresentados posteriormente” não serão considerados;
A comunicação da aprovação do trabalho e da categoria a ser apresentado, será efetivada por meio da via eletrônica (e-mail). O autor que submeter o trabalho receberá comunicado eletrônico (via e-mail indicado no cadastro online) informando sobre a recomendação ou não do seu trabalho. Em caso aprovado, receberá também informações quanto a modalidade, dia, horário e local da apresentação, bem como outras informações pertinentes, por exemplo, o modelo de apresentação. A Comissão Científica enviará a confirmação até 15/05/16. 

 

3. Guia para confecção do pôster 

TODOS os trabalhos inscritos e aprovados para apresentação em sessão pôster deverão cumprir as seguintes recomendações:

Formatação: ABNT

Dimensões: 120 cm (altura) x 90 cm (largura)

Material: confeccionado em lona ou papel com cordão de nylon ou barbante para ser pendurado no local de exposição (tipo banner), evitando assim o uso de adesivos. 

Título: mesmo do resumo submetido.

Autores: nomes por extenso

Instituição: indicadas por ordem de autores.

Apresentação do estudo mantendo a ordem do resumo submetido, podendo ser acrescido de tabelas, gráficos, imagens/figuras e referências.

Períodos de exposição: Os pôsteres apresentados em uma sessão ficarão expostos por um período de no máximo 04(quatro) horas.

• O horário de afixação (das 8h às 8:30h / 13h às 13:30h) e de retirada (das 12:30h às 12:50h no período da manhã e das 17:30h às 17:50h no período vespertino, deverão ser observados com a máxima atenção. Importante: A comissão organizadora não será responsável pela instalação, retirada ou pela guarda do pôster não retirado no prazo devido.

 

 4. Orientações para Comunicação Oral Coordenada

As apresentações ocorrerão nos moldes de Comunicação Coordenada. 

Cada apresentação terá espaço de 10 minutos.

Formato do arquivo em ppt/pptx (PowerPoint).

Cada apresentador deverá disponibilizar seu trabalho à equipe de apoio de comunicação coordenada, na Recepção do evento, com antecedência de pelo menos 1 hora do início da atividade. 

 

5. Processo de avaliação de trabalhos 

Os manuscritos serão avaliados/selecionados de forma anônima pela Comissão Científica de acordo com os seguintes critérios:

Critérios                                         Pontos      
a) Introdução/Justificativa 2,0
b) Objetivos 2,0
c) Metodologia 2,0
d) Resultados 2,0
e) Relevância Científica 2,0
TOTAL 10,00

 

6. Membros da Comissão Científica

Fazem parte desta Comissão os seguintes membros:

 

Comissão Científica do I Simpósio Saúde Pública do Tocantins 
19 a 21 de maio de 2016, UFT - CUICA.

Membro Instituição
Ana Edith Farias Lima UFT/ENFERMAGEM
Elizangela Braga Andrade SESAU-TO/ HGP
Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma UFT/ENFERMAGEM
George Miranda SESAU-TO/ ETSUS
Gessi Carvalho de Araujo UFT/MEDICINA
Juliana Maria Barbosa Bertho de Oliveira UFT/ENFERMAGEM
Juliana Ramos Bruno FESP/SEMUS PALMAS
Milena Alves de Carvalho Costa FESP/SEMUS PALMAS
Rose Mary Mendonça UFT/ENGENHARIA AMBIENTAL
Grace Priscila Pelissari CEULP-ULBRA/FARMÁCIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palmas, maio de 2016
Profa. MSc. Juliana Maria Bertho de Oliveira
Presidente da Comissão Científica
jmbertho@uft.edu.br